Comer de 3 em 3 horas: Mito ou verdade?

Comer de 3 em 3 horas é mito ou verdade? Há algumas semanas vejo uma opinião se intensificando e se repetindo pelas redes sociais principalmente e até em programas de televisão. De que comer de 3 em 3 horas é mito, mentira, irreal quando se fala em emagrecimento. Opa, opa, opa! Mas a vida inteira ouvi que se alimentar de 3 em 3 horas é o correto!! O que é que mudou agora? Esse é um dos fatores que reforço porque está tão difícil comer bem com qualidade para uma melhor saúde, existem muitas opiniões disponíveis e cabe a você decidir se acredita nela ou não, pois nem sempre entende do assunto ou tem tempo de estudar. Mas vamos lá como eu tive tempo para estudar espero ajudar a pelo menos entender os vários pontos de vista sobre esse assunto.

Respeito a opinião de quem quer que seja contra comer de 3 em 3 horas, mas as duas opiniões que vi publicadas que são contra este hábito repetem que nada se prova a favor deste hábito, mas também não mostram nada contra. E que esta regra foi inventada pela indústria de “snacks” por isto é tão defendida, e que o ser humano não precisa marcar hora pra comer…..sempre relacionando com a comparação com nossos ancestrais que comiam quando tinham comida, e passavam horas em jejum…..mas o mundo mudou um pouquinho não acha? Como comparar nosso ritmo de vida com nossos ancestrais? Bom vamos a algumas informações para esclarecer tudo isto.

Primeiro é que este hábito não foi “inventado” pela indústria alimentícia. Essa indústria sim tira proveito deste hábito saudável para tentar vender mais produtos não saudáveis, mas cabe a cada um escolher o que comer, a indústria alimentícia sim é culpada de tentar vender milhares de produtos que não fazem bem a nossa saúde como saudáveis, mas não foram eles que “inventaram” este hábito. Há muito tempo já é dito por médicos gastroenterologistas por exemplo que comer de 3 em 3 horas aliviam os sintomas da gastrite, outro mau moderno, e deixando claro que não é cura gente, é hábito que ameniza sintomas! Comer neste intervalo não é questão de adequar apenas o metabolismo, mas a repetição deste hábito diário tem várias consequências em nosso bem estar. Somos seres de rotina e hábitos e entender isto é essencial em qualquer processo de mudança para um estilo de vida mais saudável, que vai muito além do aumento do metabolismo.

Agora vamos pensar um pouco fora do assunto aumentar metabolismo para emagrecer, quais outros benefícios teríamos de comer de 3 em 3 horas? Aumenta a chance de manter sua glicemia em controle, contanto que escolha melhor o que come!! Distribui melhor os nutrientes durante o dia, e sua energia fica mais homogênea ao longo do dia, não dá pra simplificar como um benefício único. Entre escolher comer de 3 em 3 horas ou deixar a vida te levar, ou melhor a fome te levar, recomendo em 100% das vezes comer de 3 em 3 horas! Afinal aumentar o metabolismo não depende apenas deste hábito , diminuir o tempo em jejum é um deles, assim como fazer atividade física frequente e intensa para melhorar a porcentagem de massa magra no corpo, aumentar a ingestão e a qualidade de proteínas, inserir alimentos funcionais na dieta, e a questão final passa pelo fato de que nosso corpo é multi responsivo, e ratifico comer de 3 em 3 horas é bom para a saúde em comparação a comer quando der na telha!

Se bem não faz, comer de 3 em 3 horas, mal é que não faz! Esta na dúvida? Faça você mesmo um desafio de 90 dias! Regre sua alimentação e coma por 90 dias de 3 em 3 horas. E durante outros 90 dias coma apenas 3 refeições ao dia e veja a diferença! Claro que falamos de uma dieta direcionada para saúde com produtos saudáveis, em qualquer um dos desafios!

Minha intenção é sempre aumentar o nível de conhecimento disponível a todos para que tomem decisões mais conscientes. Clique aqui e veja uma opinião colocando dúvida neste hábito. O fato é que a nutricionista em questão diz ser fácil perder o controle e comer cada vez mais comendo de 3 em 3 horas, dai ao invés de emagrecer vai ganhar peso! Me desculpe Dra. mas se não escolher bem o que comer, sendo de 3 em 3 horas ou 3 vezes ao dia vai ganhar peso e piorar sua saúde mesmo! Vamos focar no equilíbrio por favor! E repito, não há evidências científicas nem contra nem a favor pois é muito difícil controlar as diferentes variáveis a favor e contra esta regra numa experiência. O que existe são opiniões de especialistas, médicos e estudiosos que não colocam a regra como solução completa, mas uma ferramente que ajuda quem realmente quer mudar seu estilo de vida e conquistar uma melhor saúde.

Realize os desafios e me conte como foi! Eu já vivi anos sem regra pra comer, e já aderi definitivamente a rotina de comer de 3 em 3 horas, se quiser saber todos os benefícios que colhi desta mudança me pergunte, terei prazer em conversar contigo!  Boa sorte e seja sua melhor versão sempre! Um grande abraço!