Dieta do jejum: bom ou ruim?

Dieta do jejum, já ouviu falar? Existem algumas variações de propostas para se ficar em jejum, mas a mais comum é a de ficar 16 horas em jejum e se alimentar nas outras 8 horas. Outra ficar 20 horas em jejum e comer nas outras 4 horas que restam, e mais outra que diz para ficar um dia inteiro sem se alimentar e voltar a comer apenas no dia seguinte. Pra quem me conhece sabe que sou a favor do equilíbrio, não costumo discutir quando a proposta de qualquer protocolo visa a saúde e é isto mais uma vez que vou priorizar. Existem estudos que atestam aumentar o metabolismo e a eliminação de radicais livres em dietas que pregam o jejum prolongado, mas insisto que existem outras maneiras mais saudáveis de se aumentar o metabolismo e eliminar radicais livres. Mas vamos considerar que isto acontece com todos. A pergunta que faço é: quais outras alterações acontecem e como você se sentira fazendo jejum de 16 horas?

Eu sou defensor da alimentação de 3 em 3 horas por variados motivos, se quiser reler ou ler se ainda não viu minha opinião clique aqui. Aqui e agora, neste texto ao invés de dizer o que comer de 3 em 3 horas tem de bom, vou tentar sintetizar o que acontece ao ficar muito tempo em jejum..

1- Seu humor vai piorar! Quem tiver que conviver contigo vai ter que aguentar!

2- Sua energia vai te deixar na mão! A prioridade seria queimar excesso de gorduras, mas durante o período de jejum sentirá fome, falta de humor e cansaço ou sono.

3- Vai comer como louco quando puder comer!

4- Fazer atividade física é recomendado para equilibrar sua saúde, mas fazer isto em jejum é certeza de um mau estar pra começar, desta maneira deverá também fazer exercício no período que puder comer, agora se exercitar de estômago cheio também terá suas dificuldades.

5- Obter todos os nutrientes que precisamos já é difícil, agora obtê-los em um período de restrição de tempo será ainda mais difícil.

6- Como já comentei acredito que aumentar o metabolismo de maneira eficiente não se deve a um fator isolado e sim a um conjunto de hábitos diários, assim como apenas comer de 3 em 3 horas ajuda mas não é a solução ficar em jejum mais de 16 horas também creio não se-lo.

7- Ficar muito tempo em jejum não te ensinará nem favorecerá a criar hábitos saudáveis e não conseguirá manter o peso ou a saúde por muito tempo.

8- Pra ficar tanto tempo em jejum não poderá comer nada a partir das 19h. Seu sono tente a perder qualidade, justamente na hora de descanso sentirá fome e poderá acordar por isto.

Os defensores deste tipo de dieta afirmam que o metabolismo aumenta, mas ainda estou com a maioria dos profissionais que dizem que ficar muito tempo em jejum favorece a diminuição do metabolismo. Mesmo sabendo que o corpo receberá comida no período em que se pode comer, a prioridade será guardar energia em forma de gordura e gastá-la o menos possível, isto acaba em ganho de peso.

Visando um equilíbrio e uma melhor qualidade de vida, incentivo as pessoas a entender que um bom hábito é aquele que nos afeta positivamente e que podemos adotá-lo todos os dias pelo resto de nossas vidas e só nos fará bem! Eu já sigo uma alimentação regrada de 3 em 3 horas há mais de 5 anos e não sofro e nem pretendo parar, minha pergunta é se existe alguém que fica todos os dias num jejum de mais de 15 horas e tenha saúde e disposição pra mostrar.

Alguns textos afirmam que outra vantagem da dieta do jejum é que não é preciso fazer todos os dias…..repito que não estou discutindo a eficácia da dieta pra quem quer apenas pensar em emagrecer …..defendo hábitos saudáveis que praticados como rotina trarão mais equilíbrio e qualidade de vida a longo prazo e dai sim terá consequências em saúde, disposição, energia e sua melhor versão a cada dia!

Me diga o que pensa! Me escreva, deixe sua opinião aqui ou pela nossa página no facebook!

Boa Forma Explosiva

Um grande abraço e até a próxima!