Colesterol, o que você precisa saber?

Colesterol, assim como diabetes tem se tornado um fator comum para a maioria das pessoas nos dias de hoje. Provavelmente você já sabe que existe o bom e o mau colesterol, que a diabetes tem relação com açúcar. Muitas pessoas sabem por alto que devem melhorar sua alimentação mas como fazer e o que priorizar?

Pouca gente sabe que 70% do colesterol em nosso corpo é produzido por nós mesmos. O mais simples a se entender é que dependemos de um sistema equilibrado para que nosso corpo produza as quantidades de colesterol necessárias a uma boa saúde. Sem dúvida a ingestão exagerada de alimentos calóricos desestabiliza parte deste sistema.

A taxa saudável de colesterol sofre direta influência da relação entre dois óleos que precisamos ingerir pela nossa alimentação e devemos manter um equilíbrio entre eles que são o ômega 3 e 6. O ideal é que estes dois óleos estejam em quantidades iguais. O excesso de ômega 6 mantém nosso corpo em constante estado inflamatório. A alimentação atual  rica em carboidratos de farinhas é riquíssimo em ômega 6, o que indica que temos 20 vezes mais ômega 6 em nossa dieta do que ômega 3, e como comento mutias vezes esse excesso é causa de vários desequilíbrios e o colesterol é mais um deles. Devemos cuidar quais são as fontes assim como a qualidade delas para garantir este equilíbrio. Um exemplo é do salmão comercializado no Brasil que vem do Chile, este salmão é criado em tanques rede e alimentados com ração vegetal, o que faz com que sua carne não tenha omega 3. Comendo este peixe vai apenas aumentar as quantidades de ômega 6  que já consome em excesso.

Para simplificar coma alimentos ricos em ômega 3, diminua os alimentos ricos em carboidratos simples e processados. Alimentos como carne bovina, suína e peixes NÃO alimentados com ração são fontes de ômega 3, por exemplo bovinos criados a pasto. Alguns grãos como linhaça e chia também representam fontes de ômega 3. Para manter a relação ideal de ômega 3 e 6 devemos escolher uma boa suplementação de ômega 3. Já não é possível alcançar este equilíbrio apenas com alimentos disponíveis em nos supermercados.

A atividade física constante é outra arma contra o colesterol! Leia mais detalhes aqui.

Um bom suplemento de ômega 3 não deve “cheirar a peixe”. Os bons suplementos não tem cheiro. O cheiro de peixe representa a oxidação do óleo e já não serve mais. Equilibre a relação de ômega 3 e ômega 6 em sua dieta e controle seu colesterol e triglicérides. Se tiver dúvidas pergunte! Terei prazer em responder! Seja sempre sua melhor versão! Um grande abraço e até a próxima!