Mitos e verdades sobre alimentação

Mitos e verdades sobre alimentação devem ser explicados e partilhados de maneira ampla e responsável. Alguns assuntos são MUITO polêmicos, e a alimentação é uma delas. É muito importante aprender nutrição de fontes confiáveis. Há muitas correntes que espalham estes conceitos na sociedade, com as opiniões e idéias mais diferentes possíveis. Mas precisamos como público aumentar nosso conhecimentos para tomar decisões mais conscientes do que escolhemos para nos alimentar. A ideia não é entrar em polêmicas e controvérsias, mas estudar e pesquisar pelo melhor conhecimento científico e por afirmações baseadas em evidências e práticas comprovadas com resultados.

Por exemplo, importantes estudos clínicos comprovam que assim como a proporção de nutrientes, o conteúdo calórico total da dieta é um dos itens mais importantes para o controle de peso. É essencial promover um balanço calórico negativo (comer menos calorias do que gastamos, ou gastar mais energia do que ingerimos). Podemos afirmar que o peso e o estilo de vida saudável resultam de uma dieta que inclui refeições saborosas coloridas, variadas e com calorias controladas, podendo ter o auxílio de suplementos e antioxidantes, além de uma rotina de exercícios adequados num ambiente de harmonia e estresse reduzido.

Agora companhe as afirmativas abaixo e vamos determinar quais são mitos ou verdades, tendo como base sempre fatos científicos:

  1. COMER CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA!  É mito. O que faz engordar é o conteúdo diário total de calorias, e não o horário em que elas são consumidas.
  2. FAZER EXERCÍCIO AERÓBICO EMAGRECE!  Essa depende. Se for realizado junto de um programa alimentar com calorias controladas, é verdade. Mas, se a pessoa ingerir mais calorias do que gasta na atividade física, então é mito.
  3. BOA ALIMENTAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA REDUZ GORDURA CORPORAL. Essa é verdade. O exercício junto com uma alimentação equilibrada reduz tecido adiposo e pode promover um positivo aumento na massa magra.
  4. NÃO JANTAR À NOITE EMAGRECE?  Essa é mito. Um dos maiores erros nutricionais é pular refeições. Devemos fazer as três refeições principais (café, almoço e jantar), três lanches saudáveis nos intervalos, beber quantidade de líquido adequada e incluir 5 a 7 porções diárias de frutas e vegetais na nossa dieta.

Acompanhe nossas informações para ajudar a aumentar sua consciência e fazer melhores escolhas para uma vida mais equilibrada, mais saúde, disposição e vida longa e com qualidade!