Toxinas, quantas tem dentro de você?

Toxinas, você sabe quantas tem dentro de você? Aliás você sabe o que são e de onde surgem as toxinas? A realidade é que estamos totalmente expostos a elas. Nas últimas décadas e cada dia mais as toxinas estão presentes em nossos alimentos, muitas vezes sem você saber e outras sem você entender. Mas vamos definir toxinas primeiramente. Qualquer substância que não faça parte da natureza, ou qualquer substância que não componha nosso corpo, ou ainda qualquer substância que não seja utilizada para nenhum processo para manutenção de nossa vida de alguma maneira é uma toxina. De maneira mais simples podemos citar alguns exemplos: conservantes, corantes, agrotóxicos, catalizadores, espessantes, realçadores de sabor. Estes fazem parte de um grupo que em pequenas quantidades ou grandes se acumulam dentro do corpo e em algum momento fazem mal a nossas células. Outro grupo é de produtos que podem e são utilizados como nutrientes, mas devido ao consumo excessivo deles hoje são encarados como venenos ou toxinas se preferir, alguns deles são o açúcar, o sal, a gordura, o glúten e a lactose. Perceba que o acúmulo do primeiro grupo citado faz nossos corpos ficarem extremamente sensíveis às toxinas do segundo grupo. Muitas vezes uma leve intolerância a lactose é realçada pelo acúmulo de outras toxinas que já compõe o leite que consumimos, mas a culpa dos sintomas geralmente recaem apenas sobre a lactose. Já parou pra pensar quantos produtos definidos como toxinas estão presentes no leite que vem na caixinha além da lactose? Pense nisso. Aqui outros tipos de toxinas comuns para nós: metais pesados, alimentos geneticamente modificados, adoçantes e produtos radioativos.

O fato é que as toxinas fazem parte de nosso ambiente, de nossas vidas e com certeza dos alimentos que temos disponíveis. Outro fato a notar é que devido a necessidade de nossos corpos terem que lidar com as toxinas é cada vez mais notório a dificuldade em controlar o peso, manter se saudável. As doenças crônicas aparecem mais cedo e em maior número de pessoas devido ao estilo de vida moderno, e dentro disto vamos falar apenas das toxinas que tem um papel importante nisso tudo. Alguns sintomas de que você pode estar intoxicado: Excesso de gordura no abdômen, problemas de pele, dores de cabeça, baixo nível de energia, nariz congestionado, problemas digestivos, insônia e aparência da língua( capa branca ou amarela).  Quer evitar doenças? Ser mais saudável? Manter o peso em controle? Como regra geral faça três coisas ao mesmo tempo! Será que consegue?

Primeiro diminua a quantidade de toxinas que ingere.

Segundo faça tudo que pode para aumentar a velocidade que desintoxica seu corpo.

Terceiro aumente e mantenha a qualidade de nutrientes que chegam as suas células!

Fácil? Não nos dias de hoje. Simples sim mas fácil não.

Adote algumas rotinas que contribuem para estes 3 importantes itens e viva mais e melhor!!

Ingira muita água! Já falei aqui várias vezes sobre a água, mas nunca é demais pois as pessoas ainda tomam pouca água! Foque nos 3 litros diários ok! Faça um teste tomando 3 litros de água todos os dias durante 90 dias e me conte a diferença!

Faça atividade física de alta intensidade diariamente. Quando você suar e entrar em forma as toxinas são eliminadas durante o exercício físico. Pratique regularmente, não fique parado!

Tome um produto anti oxidante, eu escolhi uma mistura de chá verde e chá preto que recomendo pela praticidade e eficácia e principalmente porque tem baixíssimas calorias. Existem outras opções de produtos líquidos que contem anti oxidantes, mas a maioria é rica em calorias o que foge da minha proposta.

Sempre que possível escolha produtos com certificado de orgânicos, volte a cozinhar e não consuma produtos processados. Esta prática diminuirá consideravelmente a entrada de toxinas em sua mesa. Não de desculpas e faça o que for possível. Melhorar aos poucos é melhor que nada!

Faça uma suplementação equilibrada com produtos de qualidade. Pesquisas indicam que vitaminas e  minerais como cálcio, magnésio  assim como ômega 3 devem ser suplementados pois não conseguimos mais as quantidades ideais apenas com os alimentos que temos disponíveis para nos alimentar.

Uma alimentação equilibrada vai trazer muitos benefícios entre eles diminuir o impacto das toxinas em seu corpo. Esta realidade das toxinas tem impacto grande e cada vez será maior. Nosso mundo esta contaminado e precisamos saber disso e encarar para tomar decisões mais inteligentes e saudáveis mantendo nossa saúde e de nossa família! Seja sempre sua melhor versão! Um grande abraço e até a próxima!