Alimentos para ajudar sua mente

Alimentos para ajudar sua mente, você já entendeu que comer equilibradamente alimentos ricos em certos tipos de nutrientes deixa seu corpo forte e saudável? Quais são os alimentos que podem ajudar sua mente prevenindo doenças assustadoras como Alzheimer e Mal de Parkinson ou demência? Quando eu tinha 11 anos, um vizinho muito amigo tinha um avô que morreu de doença de Alzheimer. Lembro me dos anos que antecederam a sua morte e a rapidez com que a mente do avô dele se desligava.

As vezes eu acompanhava meu amigo com sua família ao hospital e ficava chocado ao ver o avô dele beber chá imaginário, de um copo imaginário, falando pra si mesmo, e não reconhecer o filho nem ninguém da família. Eu tenho muitas lembranças da minha infância, mas estas são definitivamente algumas das piores, imagine para meu amigo. Eu imagino meu filho hoje já com 10 anos de idade, cuja memória é excelente, não afetada por todas as toxinas e poluentes que de certa forma já enevoaram meu próprio cérebro. Olhando pra ele cheio de vida, não consigo imaginar eu não reconhecê-lo daqui a 40 ou 50 anos a partir de agora.

Alzheimer e demência são algumas das doenças degenerativas mais assustadoras e que mais nos desequilibram emocionalmente. A boa notícia é que elas são mais fáceis de se evitar do que se pensava antes. Se você tem um histórico familiar de uma dessas doenças ou está preocupado com o que elas podem fazer com você com o passar dos anos, uma das primeiras coisas que deve fazer, é modificar sua dieta ou melhorá-la o mais rápido que puder.

Aqui estão 10 opções que você deve adicionar em sua rotina, que podem ajudar sua mente:

  1. Folhas verdes: couve, espinafre, mostarda. Esses alimentos são ricos em folato e vitamina B9, que melhoram a cognição e reduz a depressão.
  2. Vegetais crucíferos: brócolis, couve-flor, couve chinesa, couve de bruxelas e couve, contém ácido fólico e tem carotenóides que baixam a mono cisteína ( um amino-ácido ligado à disfunção cognitiva )
  3. Feijão e legumes: Estes alimentos contém mais ácido fólico, ferro, magnésio e potássio que pode ajudar com a função geral do corpo e neurônios. Eles também contém a colina que aumenta a acetil colina, um neuro transmissor essencial para o cérebro.
  4. Grãos integrais: boas apostas incluem quinoa, kammut e aveia sem glúten
  5. Berries e cerejas: Essas frutas contêm antocianina que protege o cérebro de mais danos causados pelos radicais livres. Eles também têm propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes e contêm grande quantidade de vitaminas C e E.
  6. Abóbora, abobrinha, aspargos, tomate, cenoura e beterraba. Esses vegetais, se não forem cozidos, contêm vitamina A, ácido fólico e ferro e ainda ajudam na cognição.
  7. Ômega 3: Pessoas cujas dietas contêm doses diárias de ômega 3 tem probabilidade para ter 26% menor risco de ter lesões cerebrais que causam demência em comparação com aqueles que não o fazem. Esses ácidos graxos ajudam o cérebro a ficar me forma. Você pode obter seus ácidos graxos dos peixes( essa opção esta cada dia mais rara), sementes de linhaça, óleo de oliva ou tomando um bom suplemento de ômega 3( esta e uma excelente opção)
  8. Amêndoas, castanha de caju, nozes, aves, amendoins. Todos estas nozes contem ômega 3 e ômega 6, vitamina E, acido fólico, vitamina B6 e mangésio.
  9. Semente de girassol e sementes de abóbora: Estas sementes contêm zinco, colina e vitamina E.
  10. Canela, sálvia, cúrcuma e cominho: Estudos indicam que estas especiarias usadas frequentemente baixam o risco de se ter doenças que podem causar problemas de memória.

Além de comer os alimentos acima de maneira equilibrada e com muito bom senso, você deve diminuir o risco de doenças que podem envelhecer sua idade como obesidade, doenças cardíacas, diabetes e hipertensão. De maneira prática, planeje-se para comer os alimentos citados, pelo menos alguns deles, todos os dias.

Equilibre sua dieta e seja sua versão melhor a cada dia! Diminua as toxinas da alimentação de sua família preparando você mesmo as refeições a partir de alimentos naturais e frescos.Incentive decisões saudáveis. participe de grupos que tenham o mesmo objetivo que você, mantenha os ambientes limpos, exercite-se, mantenha seu peso saudável e durma 8 horas por noite!

Um grande abraço e até a próxima!!